Consumo moderado de chocolate pode reduzir o risco de AVC

14/11/2018 às 09:11:31 1096 visualizações

Uma pesquisa publicada no "British Medical Journal Heart" mostra que o consumo regular e moderado de chocolate está associado a um risco menor de fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que pode causar AVC.

Foram usados dados de 55.502 pessoas (26,4 mil homens e 29,1 mil mulheres) na Dinamarca.

Nessa pesquisa, os voluntários forneceram informações sobre o consumo semanal de chocolate, sendo que 30g da substância é considerada uma porção. Embora não especificassem o tipo, no país nórdico, o costume é ingerir o chocolate ao leite, com ao menos 30% de cacau na composição.

Os voluntários foram acompanhados ao longo de 13,5 anos. Nesse período, ocorreram 3.346 novos casos de fibrilação atrial. Identificou-se que aqueles que consumiam de uma a três porções de chocolate mensalmente tinham 10% menos chance de desenvolver a arritmia, comparado aos que ingeriam a iguaria menos de uma vez no período. O risco foi 17% menor entre os que comiam chocolate uma vez por semana; 20% mais baixo para duas a seis porções, e 14% menor para quem consumia mais de uma porção.

Vale a pena ressaltar que o consumo do chocolate em excesso não é indicado, haja visto que muitos produtos à base de chocolate são também ricos em açúcar e gorduras, ricos em calorias, podendo levar ao ganho de peso e problemas metabólicos.

Redes Sociais